segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que sua ave come?!


-->
--> -->
Hoje em dia podemos contar com um mercado muito diversificado, com rações extrusadas, mistura de sementes e frutas, tudo prontinho para seu bichinho de estimação.
Antigamente, existia o costume de oferecer apenas uma semente: o girassol. E essa tradição foi passando de geração para geração e hoje muitas pessoas ainda oferecem apenas isso para sua ave. No entanto, essa semente em excesso oferece grandes riscos a saúde do seu animal! Por conter muita gordura, ao longo do tempo vão surgindo muitas doenças irreversíveis, como hepatopatias (doenças do fígado), acúmulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos e no coração. E é sempre bom lembrar, que a lavagem ou até mesmo colocar o girassol no forno, não matam os microorganismos que eventualmente possam estar presentes na semente.
Mas ainda há tempo de mudar! Você pode substituir o girassol oferecendo frutas (mamão, banana, maça etc – evitar abacate), legumes (cenoura, batata, milho verde cozido etc), verduras (todas - evitar alface), tudo muito bem lavado, e, além disso, oferecer rações que são produzidas especialmente para seu amiguinho.
Temos a mistura de sementes, que apesar de ser bastante vendida, há controvérsias quanto ao seu consumo, pois as aves costumam escolher as maiores e mais saborosas, podendo deixar de lado muitos componentes essenciais para o seu organismo, além do risco de conter fungo por não ter um bom armazenamento. Já as extrusadas (em forma de bolinha colorida, ou compridinhas) são as de melhor escolha, pois contém tudo o que seu animal precisa para ficar saudável. Ofereça também água fresca todos os dias. E não se esqueça: nem tudo o que comemos pode ser dado a eles, como por exemplo bolacha, pão, frituras e doces.
Enfim, dê sempre o melhor alimento para a sua ave, porque manter o seu animal bem alimentado significa evitar muitas enfermidades!